segunda-feira, 2 de abril de 2012

JAT | 'Diz-me do que gostas... dir-te-ei quem és' | MUDE


Prosseguindo o objetivo de dar a conhecer ao público a evolução do design de moda, nomeadamente, da produção nacional, o MUDE - Museu do Design e da Moda, apresenta ‘DIZ-ME DO QUE GOSTAS… DIR-TE-EI QUEM ÉS’.

Com os comissariados científico de Bárbara Coutinho e executivo de Anabela Becho, esta exposição parte do famoso ‘questionário Proust’ para desenhar um possível perfil de vários criadores de moda através das suas respostas e das escolhas que fizeram dos seus trabalhos: o projeto de final de curso, nos casos em que foi possível recuperá-lo, um conjunto que consideram representativo do seu estilo e um terceiro da coleção da presente estação, Verão 2012.


“Lançámos este repto aos designers de moda no activo que apresentam regularmente as suas colecções em cada estação, associando-o a outras questões sobre as suas influências e referências. Procurámos construir o BI psicológico de cada designer, revelando um pouco mais sobre a sua personalidade e estado de espírito, conscientes que cada resposta oferece apenas uma fotografia do momento presente...Das suas preferências, identificações, frustrações, gostos, aspirações e valores. Do modo como se vêem a si próprios, da sua relação com o outro e com o mundo que os rodeia. Dados que acabam por indirectamente permitir conhecer melhor o trabalho de cada designer. Algumas das respostas traduzem-se em livros, músicas, filmes e objectos pessoais presentes ou evocados ao longo da exposição.

(…) 'Diz-me do que gostas…dir-te-ei quem és' procurou assim apresentar um retrato do panorama actual da moda em Portugal, reconhecendo as diferentes gerações em presença, os distintos percursos e as várias linguagens, estilos e atitudes. Vinte e dois designers estão presentes, desde a pioneira Ana Salazar que criou um estilo muito próprio celebrizado na marca com o seu próprio nome, até aos novos criadores como os White Tent ou Os Burgueses, passando por sólidos autores, como José António Tenente, Filipe Faísca e Luís Buchinho, entre muitos outros...” MUDE . comunicado de imprensa sobre a exposição


‘Diz-me do que gostas… dir-te-ei quem és’

MUDE – Museu do Design e da Moda

30 de Março a 10 de Junho de 2012

3ª a domingo . 10h00 às 18h00

(encerra 2ªfeira)

Sem comentários:

Enviar um comentário